quarta-feira, 23 de novembro de 2011


Ativos intangíveis


Os ativos intangíveis (bens não físicos) de uma empresa podem ser considerados por muitos empresários como um problema ou talvez incompatível com a gestão míope de ações e práticas que buscam somente lucros de maneira material. A grande maioria acredita que desenvolvimento sustentável pode atrapalhar ou dificultar seus lucros.

 A expressão "ativos intangíveis" tem ocupado papel importante na literatura em Comunicação, Marketing, Administração nos últimos anos, exatamente porque, gradativamente, as organizações têm se dado conta de que alguns de seus "ativos" ou patrimônios que não se expressam na prática por elementos físicos ou financeiros (prédios, número de empregados, equipamentos etc) representam a sua força no mercado e na sociedade de maneira geral.
Podemos citar um conjunto diversificado de ativos intangíveis, como o valor da marca, capacidade de inovação, posição no mercado, prestígio, imagem, reputação, relacionamento com clientes, royalties, certificações etc.

No mercado existem empresas que provam que o valor ou ativo intangível podem valer muito mais que os tangíveis. No mercado, empresas estão apostando cada vez mais em sustentabilidade como formas de se posicionar e diferenciar sua marca no mercado com conceitos de bens intangíveis.

Hoje encontramos um cenário competitivo muito acirrado, tornando necessário o aprimoramento dos métodos de avaliação patrimonial com o intuito de agregar valor à empresa. Pode-se constatar uma evolução quanto à participação dos ativos intangíveis no planejamento estratégico como forma de alavancar os resultados para empresas. Embora não possam ser tocados, estes ativos estão cada vez mais presentes no cotidiano empresarial.

Neste contexto, os ativos intangíveis passam a assumir valores significativos, superando muitas vezes os valores dos ativos tangíveis, como a Coca Cola que é líder em seu segmento, e é a mais valiosa do mundo (US$ 67 bilhões) conforme levantamento realizado anualmente pela consultoria Interbrand. Apesar de não levar em consideração o valor intangível de sua marca expressa em números, a Coca-Cola investe em pesquisas e marketing para fortalecer seu maior patrimônio. Tendo-se consciência do patrimônio intangível, os gestores das empresas estão interessados em saber qual a real contribuição deste ativo no sucesso dos negócios.

Como administrador de empresa não poderia de deixar de fazer uma simplista comparação e me coloco como uma empresa no mercado onde trabalho como todo e qualquer brasileiro, mas vejo como meu maior diferencial, minha luta como ambientalista por vocação e ideologia, onde atuo deste os 13 anos de idade, fazia de forma voluntária trabalhos de pesquisa, informação e proteção ambiental para ribeirinhos do Rio Araguaia, percorrendo mais de 400 km a remo afim de levar concientização ambiental para a região e com isso a credibilidade, confiança e reputação á este seguimento seja meu maior patrimônio intangível.


                                                                                                                           Silvio Quirino

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