Ativos
intangíveis
Os
ativos intangíveis (bens não físicos) de uma empresa podem ser
considerados por muitos empresários como um problema ou talvez
incompatível com a gestão míope de ações e práticas que buscam
somente lucros de maneira material. A grande maioria acredita que
desenvolvimento sustentável pode atrapalhar ou dificultar seus
lucros.
A
expressão "ativos intangíveis" tem ocupado papel
importante na literatura em Comunicação, Marketing, Administração
nos últimos anos, exatamente porque, gradativamente, as organizações
têm se dado conta de que alguns de seus "ativos" ou
patrimônios que não se expressam na prática por elementos físicos
ou financeiros (prédios, número de empregados, equipamentos etc)
representam a sua força no mercado e na sociedade de maneira geral.
Podemos
citar um conjunto diversificado de ativos intangíveis, como o valor
da marca, capacidade de inovação, posição no mercado, prestígio,
imagem, reputação, relacionamento com clientes, royalties,
certificações etc.
No
mercado existem empresas que provam que o valor ou ativo intangível
podem valer muito mais que os tangíveis. No mercado, empresas estão
apostando cada vez mais em sustentabilidade como formas de se
posicionar e diferenciar sua marca no mercado com conceitos de bens
intangíveis.
Hoje
encontramos um cenário competitivo muito acirrado, tornando
necessário o aprimoramento dos métodos de avaliação patrimonial
com o intuito de agregar valor à empresa. Pode-se constatar uma
evolução quanto à participação dos ativos intangíveis no
planejamento estratégico como forma de alavancar os resultados para
empresas. Embora não possam ser tocados, estes ativos estão cada
vez mais presentes no cotidiano empresarial.
Neste
contexto, os ativos intangíveis passam a assumir valores
significativos, superando muitas vezes os valores dos ativos
tangíveis, como a Coca Cola que
é líder em seu segmento, e é a mais valiosa do mundo (US$ 67
bilhões) conforme levantamento realizado anualmente pela consultoria
Interbrand.
Apesar de não levar em
consideração o valor intangível de sua marca expressa em números,
a Coca-Cola investe em pesquisas e marketing para fortalecer seu
maior patrimônio.
Tendo-se consciência do patrimônio intangível, os gestores das
empresas estão interessados em saber qual a real contribuição
deste ativo no sucesso dos negócios.
Como administrador de empresa não
poderia de deixar de fazer uma simplista comparação e me coloco
como uma empresa no mercado onde trabalho como todo e qualquer
brasileiro, mas vejo como meu maior diferencial, minha luta como
ambientalista por vocação e ideologia, onde atuo deste os 13 anos
de idade, fazia de forma voluntária trabalhos de pesquisa,
informação e proteção ambiental para ribeirinhos do Rio Araguaia,
percorrendo mais de 400 km a remo afim de levar concientização
ambiental para a região e com isso a credibilidade, confiança e
reputação á este seguimento seja meu maior patrimônio intangível.
Silvio Quirino
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