terça-feira, 20 de setembro de 2011

22 de Setembro - Dia Mundial Sem Carro


O que é o Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.

Cada 22 de setembro, as pessoas de todo o mundo se reúnem nas ruas, para lembrar ao mundo que nós não temos que aceitar que o "carro" seja o nosso principal meio de transporte.
Ainda, não queremos apenas um dia de celebração e, em seguida, um retorno à vida "normal". Quando as pessoas saem de seus carros, eles devem ficar de fora de seus carros. Cabe a nós, cabe às nossas cidades e nossos governos a iniciativa de ajudar a criar uma mudança permanente para beneficiar os pedestres, ciclistas, e outras pessoas que não dirigem carros.

O Dia Mundial Sem Carro é uma demostração  da importância de como as cidades podem ser , sentir e parecer sem carros ... 365 dias por ano.
Este é o momento perfeito para mostrar para os incrédulos, urbanistas e políticos que priorizar meios sustentáveis como a bicicleta, o andar a pé e transportes públicos de qualidade é o único caminho possível para se alterar o caos no trânsito das cidades.
Políticas que favorecem o uso de carros, a falta de transporte coletivo e de ciclovias contribuem para o aumento excessivo do uso de  veículos nas ruas e o trânsito simplesmente para.
A falta de projetos do setor público e uma maior eficiência nos existentes, faz crer que talvez o mais prático, econômico e sustentável, seria  inverter a lógica existente hoje de que andar a pé, de ônibus ou de bicicleta é coisa de pobre. Precisamos de lugares seguros onde guardar nossas bicicletas, ciclovias, respeito dos outros transportes, e, acima de tudo, mudar a prática de investimento que gasta milhões por ano para manter um sistema de trânsito totalmente voltado para o individual motorizado.
 
Goiânia com sua população de 1.301.000 (censo IBGE 2010) é a cidade com o maior número de carros por habitante no Brasil, cerca de 1 veículo a cada 1,3 habitantes. Do total de veículos com motores a combustão já alcançamos a marca de 1.000.000 de veículos, sendo que não chega a 2% os veículos de transporte público. 




Tá na hora de mudar!
Dê uma chance ao Dia Mundial Sem Carro...


Um comentário: