quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Mundia Sem Carro II



Hoje, no "Dia Mundial Sem Carro", fiz trajeto de minha casa no Pq. Amazônia até a Praça Cívica, numa caminhada de aproximadamente 7 km em 50 minutos.


O prazer em quebrar paradigmas e deixar o carro em casa foi genial! Vou fazer muitas e muitas vezes mais.
Sempre fui adepto de esportes de ação, como moutain bike, rappel e canoagem, mas com a vida tão cheia de compromissos,  falta de tempo e sempre acabo utilizando meu carro.

Uma das maiores conquistas do brasileiro é comprar um carro, pois representa poder, status e principalmente deixar de usar o transporte coletivo, que é um grande problema pelas más ou falta de ações para a utilização do mesmo.  Não seria muito mais bacana, "chique" andar a pé, bicicleta ou onibus?


Mas voltando ao que interessa, no caminho nos pontos de onibus por onde passava, mas não consegui comprar o SITPASS (passagem) e por isso continuei a trajetoria caminhando, assim, pude notar vitrines, prédios e pessoas que de carro seria impossível ver. Pude ainda refletir até quando as politicas e ações públicas vão valoriar o uso de carros e meios de transportes individuais ao invés de transporte coletivo.


Chegando à Praça Cívica (prédio do Governo do Estado), ví uma manifestação muito bem organizada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Goiás, com mesa de som, frutas e funcionários da mesma secretaria que dentro da "onda verde" se esforçam na tentativa de desenvolver políticas e práticas sustentáveis.

Estavam todos ansiosos pela chegada do comboio formado por "lideranças" políticas para a inauguração do "bicitletário do palácio".  Figuei muito feliz, mas quando fui ver a obra... meu Deus! 20 vagas.
Esta quantidade representa apenas 1%  dos funcionários do prédio que hoje tem aproximadamente 2000 pessoas trabalhando diariamente e sem contar com os visitantes.

Em 3 minutos faltou vagas, e neste momento tive a oportunidade fazer uma  pergunta ao Secretario de Estado Leonardo Vilela:
- Secretario, faltou espaço ou foi mal plenejado esta quantidade de vagas?
 Tive a  resposta que "isso é apenas o começo".
 
Sei que toda iniciativa é válida  para prática de boas ações.  Agora é esperar para ver.

E VIVA O DIA MUNDIAL SEM CARRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário