segunda-feira, 9 de abril de 2012

Diferença entre “planejamento urbano e gestão urbana”


A importância de diferenciar os termos comumente usados entre planejamento urbano e gestão urbana afim saber que são palavras que induz e subentende a intenção e ação do contexto.

Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina, sendo portanto, o lado racional da ação.

O entendimento da palavra “planejamento” como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.

Assim planejamento urbano é um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.

Gestão urbana por sua vez, é a administração ou governança, é a pratica e a ação do planejamento, na ciência administrativa, relaciona-se com o conjunto de recursos ea a aplicação de atividades destinadas ao ato de gerir. Gestão é fazer administração nas organizações. Deriva do latim gestio, gestionis, de gerere (dirigir, administrar), significado a administração ou gerência de algum coisa, mostrando assim, a referência a bens ou interesses alheios.
 
Pode-se concluir que planejamento é a preparação para a gestão futura, buscando-se evitar ou minimizar problemas e ampliar margens de manobra; e a gestão é a efetivação, ao menos em parte das condições que o planejamento feito não passado ajudou a construir.
                                                                                              

                                                                                              Silvio Quirino de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Gestão urbana é o inicio de um planejamento urbano, sem a gestão não existe planejamento. Na gestão fazemos a regulação e mediação que se desenvolve do espaço urbano, do resultado do conflito de interesses de diferentes atores sociais. Centralizamos as decisões nas mãos de gestores, planejadores e técnicos de aparelho admistrativo do Estado.

    ResponderExcluir
  2. Sustentabilidade ambiental, também é uma gestão urbana.
    a participação popular são de grande importância para uma gestão de excelência, todo e qualquer desenvolvimento de politica sociais, tem que haver participação do povo de uma comunidade, que poderão apresentar idéias e indicar meios para concluir o planejamento de uma gestão.

    ResponderExcluir